Sunday, October 14, 2007

Sunset Ranch Market




Olá para todos!
Nossa, só agora eu percebi que falta muuuuito pouco tempo pras primeiras levas de CMs embarcarem! Isso quer dizer que o meu blog tá muito defasado, haha! Vou ter que acelerar com os assuntos!!!
Ou não, já que NINGUEM LÊ E COMENTA né???? Eu tenho a séria impressão de que ninguem lê isso aqui... Oh well... Eu leio e é isso que importa!

Hoje vou falar sobre as funções específicas de ser quick service... Como exemplo, é claro, vou usar a Sunset, o lugar super hiper ultra mega master legal onde eu trabalhava e onde eu fazia um pouco de tudo!

Fairfax Fries (1ª foto)

Era uma casinha onde eram servidas batatas fritas do McDonals. Isso mesmo: as famosas batatas fritas do McDonalds. Só isso! Exitem vários lugares na Disney onde vendem só as batatas, porque do jeito que os americanos são loucos, mesmo na Disney eles TEM QUE COMER DE QUALQUER JEITO as batatas do Mc... Vai entender!
Anyway... Esse era o lugar mais gorduroso ever! Era esse o lugar onde a gente delizava, já que o chão é de aço. Ao invés de falar Fairfax Fries, a gente chamava o lugar de Fry Cart. Lá existiam duas posições: Fry Cart Register e Fry Cart friers.
Fry Cart register era fácil: só ficar na regostradora (o que era bem fácil, já que os únicos botões do Matra eram batata frita e refrigerante), e se não tivesse ninguem te ajudando e pegando as bebidas, voce mesmo ia lá, pegava o copo e apertava o botão da máquina, esperava o copo encher, colocava a tampa, e dava pro guest junto com as batatas da janelinha do lado. O legal é que aí no Fry Cart o magical moment era pedir pros guests colocarem uma peça no Mr. Potato Head, haha, era engraçado! Eu geralmente montava o meu e deixava ele na janelinha, haha! Até pq muitas vezes eu perguntava pra alguma criança se ela queria brincar com ele e ela dizia que não... =P Outra função era checar o estoque de catchup, canudos e guardanapos, deixar eles à vista e arrumadinhos pros guests pegarem. E também tinha que limpar o balcão de dentro e o de fora. E, é claro, ajudar a pobre pessoa que está fritando...
Fry Cart friers: já viu aquelas máquinas de fritar batata frita do Mc? Então, é igualzinho! Enbaixo do balcão das registradoras tinha um freezer onde ficavam as caixas de batata congelada do Mc. Tinha que pegar, abrir, jogar tudo no topo de uma outra máquina, que já separava uma quantidade boa de batata e colocava nas cestinhas. Claro que essa máquina quebrava o TEMPO TODO, então ficava aquele monte de batata frita congelada no chão... E até alguem vir consertar demoraaaaava... Bem, que seja. Com as batatas congeladas já separadas nas cestinhas, elas iam pro óleo! Haha! Pouco quente... Imagina... Quandoa gente colocava a batata no óleo, tinha que apertar o botão 1, que começava a fazer a contagem. No meio da contagem, ele começava a apitar e mandava voce "shake", o seja, voce tinha que dar uma chacoalhada nas batatas. E depois de um tempo apitava de novo porque estava pronto, e voce tinha que apertar o botão pra ele voltar por zero. Então era só tirar as batatas do óleo, chacoalhar pro óleo escorrer e jogar no compartimento do lado (parecia uma pia grande de aço), jogar o sal e ir colocando nos saquinhos bonitinhos do Mc com enfeites da Disney! Daí era só deixar do lado que a pessoa da registradora ia pegando e dando pros guests.
Parece fácil não? A não ser se voce pensar que eram 4 partes com óleo, e a pessoa que fritava tinha que cuidar da máquina que colocava a batata nas cestinhas, tinha que fritar as batatas (até 4 ao mesmo tempo. Era um inferno quando começava a apitar!), colocar o sal e colocar as batatas nos saquinhos! Ah, e ainda por cima tinha que ficar de olho se o estoque de batatas estava acabando ou não! Tinha que ser muuuito rápido, haha, e quando o parque estava cheio eles mandavam duas pessoas pra fazer isso, mais um na registradora e outra pra pegar as bebidas.
Felizmente o Fry Cart fechava bem mais cedo que as outras lanchonetes. E geralmente ele nunca ficava muito lotado. Acho que 80% das vezes que eu trabalhei lá eu fiquei na registradora, pq geralmente mandavam homens pra fritar, porque eles são mais fortes e mais rápidos. Ainda bem! O bom desse lugar é que, se voce estivesse na registradora, dava pra pegar um saquinho de batata (quando eu digo "saquinho" eu quero dizer aquele recipiente de papelão vermelho que exitem em todos os Mc do mundo, onde vem a batata)e colocar em uma gaveta que ficava logo embaixo da registradora... Quando ninguem estava olhando, era só comer, mwahahahaha!
Afff, eu lembro um dia que eu estava na registradora e quando trocaram a posição das friers, veio uma CM junto com uma velhinha que estava começando o treinamento dela, e me pediram pra ensinar o como funcionava a registradora lá... QUE LERDEZA! A fila ficou imensa!!! Huahauhauahua!
Porém... Alguem tem que limpar o fry cart quando ele fecha. Essa posição (close fry cart) era o inferno na terra! SEMPRE mandavam homens fazer isso, e eles reclamavam que era de longe a pior posição ever! Haha! Imagina só ter que limpar e esvaziar a máquina cheia de óleo quente??? Lembro que teve um dia que deu um mega problema, o óleo de fritura começou a vazar, hauhauahua!

Anaheim Produce (2ª foto)
Era uma vendinha de frutas e comida saudável! Bem sossegado trabalhar lá: foi onde eu fiz meu primeiro treinamento ever! Era uma barraquinha com duas caixas enormes e cheias de gelo onde ficavam garrafas de suco e refri, e umas frutas e legumes em potinhos. O guest pegava e ia pro caixa pagar, só isso! A única posição, claro, era Produce Register. Lá vendia bananas ( $2,02 dólares por UMA banana! E cheeeio de brasileiro comprando...) maças, uvas em potinhos, cenouras em potinhos, aipo (sim, aipo!)com cenora em potinhos, salada de fruta em potinhos... E picles. Sim, um pepino grandão e verde embalado a vácuo numa embalagem de plástico. Bizarro! Quem vai pra Disney e tem vontade de comer picles?!?!? Além disso tinha garrafinhas de refri, sucos e gatorade. No balcão atrás das registradoras tinha também um display de pretzels e uma máquina de frozen lemonade, que nós também vendíamos pros guests, mas daí a gente que pegava e entregava pros guests, e não eles.
Os pretzels, como eram quentes e assados, não eram feitos lá. O Produce Stocker fazia eles na Prep Kithcen, e de vez em quando (ou conforme o CM da registradora fosse pedindo) ele trazia uma fornada nova. Já a frozen lemonade (raspadinha de limão americano) era bem fácil: era só por o copo embaixo e girar o pino que ela começava a escorrer (lógico que em 99% das vezes ou ela estava muito congelada ou muito líquida). Fora isso, era só deixar o balcão limpo, dar umas varridas no chão, e conferir se tinham produtos suficientes (e se não tivesse, ver o que estava faltando e pedir pro Produce Stocker trazer mais). Bem fácil de trabalhar lá, nunca ficava muito lotado. Por causa disso, geralmente uma pessoa só que trabalhava lá, raramente duas.
Fechar também era fácil: era só pegar os potinhos de comida e as garrafas de bebida, colocar em carrinhos (disponíveis no backstage) e levar de volta pro cooler que ficava no backstage (cooler = walk-in freezer = freezer grandão que parece uma sala). Limpar a máquina de frozen lemonade era fácil também (só passar pano com Ster-Bac-Blu e separar as partes que precisavam ser lavadas), e a de pretzels também. Mas se na hora que a gente fechasse tivesse um monte de pretzel sobrando, o que era feito??!?!?!? IA TUDO PRO LIXO! Tudo! Sem dó nem piedade! E os CMs famintos podiam fazer uma festinha de pretzels ou levar eles pra casa??!? Claro... que não!
Depois era só varrer o chão, desligar tudo e baixar as lonas (já que o lugar é aberto).
Afff, mas chato mesmo era ter que derreter todo o lixo dos caixotes gigantes onde ficavam as comidas e bebidas! Demorava um tempão!
Os americanos são doidos por pretzel! Quando não tinha, e o stocker estava trazendo mais, eles voltavam de 5 em 5 minutos perguntando se já tinha chegado! Argh! E olha que pretzel nem é muito bom!
Teve uma vez que faltavam 5 minutos pra fechar, o parque estava vazio e o stocker trouxe um mooonte de pretzels. O que eu fiz? Vi que não tinha nenhum manager por perto, e comecei a dar pretzels pra todas as pessoas que apareciam, hauahuaha! Veio um cara inglês (muito gato, inclusive), e eu dei uns pretzels pra ele, haha, ele ficou muito feliz! Depos veio uma mãe e uma filha, e eu tb dei pretzels, huahauha... Mas mesmo assim eu tive que jogar um monte fora... E olha que eu ainda comi alguns...

Quatro coisinhas:

* Ster-Bac-Blu é o nome do produto mágico que existe na Disney pra limpar as coisas! Esse produto serve pra limpar TUDO, é uma beleza! Uma vez eu passei ster-bac-blu num pano, e esfreguei no tenis que eu usava pra trabalhar: o pano ficou preto, haha, mas o tenis ficou limpo!
Aliás, quando eu digo limpar, eu quero mesmo dizer pegar um paninho e um squeeze de Ster-bac-blu. Todo lugar tem paninhos limpos e ster-bac-blu, nos armários dos balcões ou no armário de vassouras dos lugares maiores.

** TODA work location de Quick service tem um Stocker, que é a pessoa que faz o estoque do lugar. É uma posição como todas as outras: é só voce ver o que está faltando, ou esperar alguem de chamar e dizer o que está faltando, e ir no backstage e buscar. Não é difícil (a não ser quando o parque está muito cheio), porque se voce é um bom stocker voce já deixa tudo arrumado e não precisa ir e voltar o tempo todo. Mas envolve carregar e transportar coisas pesadas, por isso deve ser meio chato. Outra posição que geralmente davam pros homens (eu nunca fui stocker... com uma exceção, vou falar mais pra frente). Citando esses exemplos que eu já dei, existiam as posições Fry Cart Stocker, Produce Stocker, e assim por diante. Eles geralmente andavam com uns walkie-talkies pra se comunicar. E quando estavam sem serviço, davam uma forcinha pras pessoas que estavam trabalhando, chamavam os managers se precisassem deles em algum lugar... E por aí vai!

*** Todas as locations ou tem telefone ou tem walkie-talkie (mas geralmente é telefone). E do lado tem uma listinha de ramais importantes (sala do manager, computer, GT, e outros telefones importantes, como ambulancia, denúncias anonimas, reservas de restaurantes, etc). Então se voce precisa de dinheiro na registradora, voce tem que ligar e pedir, se voce tem que ir no banheiro, tem que ligar e pedir... E por aí vai! Se bem que é o capeta usar walkie-talkie! Fica uma falação (em inglês) o tempo todo, muitos botões, hauhauahua!

**** Mais sobre o MATRA: quem é treinado pro Matra recebe um log-in e uma senha. Sempre que voce pegar uma posição como register, a pessoa que estava antes de voce vai dar um log-off, daí voce tem que por seu nº e senha pra fazer o seu log-in. Eles levam muito a sério isso: voce NUNCA pode abandonar sua registradora com seu log-in aberto, muito menos deixar alguem usar seu log-in no seu lugar! É termination! Voce sempre tem que ficar de olho na sua registradora! Não que a gaveta de $$$ fica aberta o tempo todo (ela só abre quando voce "completa" a compra), é claro...

Bem, estou sem tempo de escrever mais! Mas ainda tenho muuuito o que dizer sobre a vida e as funções de quick service! =)

COMENTEM!

5 comments:

Anonymous said...

só vim pra comentar pra dizer q SIM, EU LEIO ISSO AQUI!

hahaha

saudades...

beijão

Felipe said...
This comment has been removed by the author.
Felipe said...

só vim pra comentar pra dizer q SIM, EU LEIO ISSO AQUI! [2]

Mesmo que eu vá ser Operaions, ler algo sobre a Disney, idepentende da role é muito legal!
E eu sempre comento by the way...

Pedido: Fala pra Julia vir fazer um post-especial sobre operations !
hauahuahaua

Bjos !
Felipe

Unknown said...

só vim pra comentar pra dizer q SIM, EU LEIO ISSO AQUI! [3]

e adoro ler tudo q vc escreve pq me dah mais vontade ainda de ir logo.
e espero q eu fique onde so vende batatinha do mc donalds!! deve ser um sooonho!!!
*.*
no caixa 'nao' comendo batata o dia inteiro...
ai ai ai...

Anonymous said...

eu leio isso aqui! [3]

acho que o meu manager qdo me vir mexendo no oleo quente vai prever o desastre XD
uauhauhauhauh

to pensando seriamente em me candidatar a ser stocker se der rssss

beijão!