Sunday, July 13, 2008

Extra Hours!

Olá para todos!

Agora que todos estão no limbo entre a primeira entrevista e a segunda entrevista, resolvi falar sobre as minhas horas extras, assim como assuntos gerais sobre as horas extras - aposto que isso é interessante pra todo mundo, não? Então, let's get started:

Voce passou nas duas entrevistas, recebeu seu role, pegou o avião pra Orlando, já foi pra algum condomínio, já fez seu treinamento... E agora? Agora é que o bicho vai pegar e você vai ter que trabalhar de verdade!
Os cast members recebem um schedule novo com seus shifts toda semana (traduzindo: os funcionários da Disney recebem toda semana o seu horário semanal de trabalho, com todos os seus turnos da semana). O schedule sempre sai no The Hub (que é a intranet dos cast members - na minha época se chamava Cast Portal. É um site onde voce faz seu login com o nome de usuário e a senha que voce recebe assim que faz o check in no seu condomínio, onde voce pode encontrar todas as informações sobre a sua vida de cast member), e também pode ser visto no CDS.
O schedule é basicamente (e literalmente) um calendário desses americanos, onde cada "quadrado" corresponde à um dia, e traz as informações referentes àquele dia, como o horário de início e de término do seu shift naquele dia, o local do shift (que é a sua work location, duh! No caso dos characters, a work location muda todo dia), uns códigos numéricos (mas eu não faço a mínima idéia do que eles significam, haha!) e o total de horas trabalhadas naquele dia. O schedule traz seus shifts da semana, os shifts da próxima semana e os shifts da semana anterior. Infelizmente eu não tenho um scanner nem um print screen do meu schedule pra postar aqui, mas acho que dá pra ter uma idéia.
É sempre bom imprimir seu schedule (o que pode ser fácilmente feito nos learning centers e sala de computadores dos parques, ou na sala de computadores dos condomínios, ou se seu manager for legal ele pode até deixar voce imprimir seu schedule na sala dele), até porque não faz muito sentido e não é muito confiável ficar decorando seu schedule, certo?

Então, num belo dia você vê que um dos seus shifts da próxima semana na sua work location vai das 17:00 às 23h00. Nesse dia todos os seus amigos também vão estar trabalhando, não há nenhum plano para call sick grupal... Que tal procurar uma hora extra?

Ou seja: hora extra é todo e qualquer tempo trabalhado além daquele trazido no seu schedule. NÃO CONFUNDIR HORAS EXTRAS COM AS EXTRA MAGICAL HOURS! Não é a mesma coisa! E a diferença entre elas fica pra um próximo post...
Existem muitos jeitos de se conseguir uma hora extra:

-> O mais fácil é estender o seu próprio shift. É só perguntar pro manager ou pro coordinator se eles estão precisando se gente, e falar que você está disponível depois que seu shift terminar. Essa possibilidade varia de acordo com a "logística" de cada work location, mas geralmente dá pra conseguir estender o shift porque os americanos full-time não tem muito interesse em trabalhar loucamente que nem os CPs e ICPs, e vários deles pedem pra sair mais cedo (early release), então qualquer ajuda vinda dos outros CMs da location é bem-vinda. Geralmente os CMs NÃO se referem a essa "extensão de shift" como hora extra, já que não é um negócio muito planejado... É mais a continuação do seu shift normal mesmo.

-> Outro jeito (pouco utilizado) de se conseguir horas extras é pelo telefone. Isso mesmo! Existe o Extra Hours Hotline, que é um número que voce liga pra procurar horas extras. Nunca usei, e acho que não conheço ninguém que usou esse método, mas dizem que dá certo!

-> Também é possível trocar de shift com um co-worker. Se um co-worker não quer trabalhar em determinado dia por alguma razão, você pode combinar com ele, consultar o manager, e pegar o shift dele (isso é, se o shift dele não coincidir com o seu, é claro!). Lá na Sunset eles sempre deixar uma lista de "shift give away" para os interessados. Bem no comecinho, quando eu ainda estava treinando, eu consegui pegar o shift de um americano (nossa, nem lembrava disso, veio um flash agora na minha cabeça, haha! Por isso que é bom escrever nesse blog!) - lembro que a manager não queria deixar, já que eu estava em treinamento e tudo mais, mas ela acabou deixando.

-> O jeito mais clássico ever de se conseguir hora extra é pelo The Hub! Não tinha erro: depois de acordar, quando voltava do trabalho e antes de dormir, era hora de procurar horas extras! Dentro do The Hub tinha um link onde era possível procurar as horas extras. Clicando nesse link, era possível filtrar o tipo de hora extra que você queria, por role, parque, treinamentos que você tinha (ou sem nenhum treinamento específico), dia e horário. O melhor a se fazer era procurar qualquer tipo de hora extra, sem nenhum treinamento, ou no máximo filtrar os horas extras pelo seu role (já que quanto menos filtros, mais horas extras apareciam).
Porém, o The Hub works in mysterious ways: as horas extras que apareciam (mesmo sem filtros) não eram as mesmas para todo mundo. Não mesmo! Tá certo que procurar horas extras no site era uma questão de sorte: um minuto a hora extra dos sonhos estava lá disponível, mas se a pessoa bobeasse, no minuto seguinte ela não estava mais lá.
Mas pra mim, por exemplo, que era quick service, apareciam milhares de horas extras de quick service no MGM (onde eu trabalhava). Sempre tinham milhares de horas extras de quick service no MGM, que não apareciam pra minha irmã, que era operations. Não que as horas extras disponíveis pra cada pessoa estão totalmente vinculadas ao role e à location da pessoa, mas com certeza isso influenciava de algum jeito.
Anyway, era só selecionar os filtros desejados, clicar em "Ok" ou em "Search" ou whatever, e as horas extras apareciam. Daí era só procurar e escolher uma que fosse compatível com seu schedule! Dava pra ver os detalhes de cada hora extra antes de escolher ela definitivamente (tipo horário, local de clock-in, costume e wardrobe, cor do tênis e meia, e outros detalhes específicos). Se você escolhesse uma hora extra que fosse no mesmo horario que seu shift normal, alguém te liagava um ou dois dias antes da hora extra pra te avisar disso, e o jeito era desistir da hora extra (já que é totalmente proibido dar o cano no seu shift pra ir fazer uma hora extra). Apesar disso, não havia problema nenhum em pegar um hora extra 5 ou 10 minutos depois do final do seu shift regular, mesmo que ela fosse do outro lado do complexo Disney... Isso era problema seu, haha! Se houvesse algum problema com a hora extra como cancelamento, mudança de horário, etc, eles também ligavam avisando.
Era possível desistir da hora extra até 24h (ou 48h? Não lembro) antes do início. Se voce fizesse isso depois, levava meio ponto no record card (se eu não me engano).
Ah, eles também deixavam um aviso no site dizendo que as horas extras NÃO contavam como tempo na contagem do doubletime. Mas eu, sinceramente, acho que isso é lenda... Hehe...

Era sempre bom se preparar para a hora extra: descobrir onde ficava a location, onde se dava o clock-in, ir buscar a costume com antecedência (o que pode ser muuuuuuuito complicado, já que é muito difícil definir qual o seu tamanho de costume, ainda mais quando se trata de uma costume diferente!), etc.

Boatos dizem que o sistema geral de horas extras era atualizado num dia e horário específicos da semana: domingo às 9 da manhã. Mas ninguém nunca confirmou isso de verdade. Como eu disse, é tudo uma questão de sorte: melhor procurar sempre que possível, e sempre ir atualizando.
No meu ano, era relativamente fácil encontrar horas extras. Não que todas fossem de PAC ou wristband, mas sempre tinham vários tipos de horas extras disponíveis, ainda mais na época do Natal de Ano Novo. Dizem que ano passado estava dificil encontrar horas extras, porque a Disney estava overstaffed e tudo mais. Espero que o pessoal desse ano tenha mais sorte!

Esse tema é até um pouco polêmico: muita gente acha que pegar horas extras é se matar de trabalhar e não aproveitar seu tempo nos EUA. Só que as pessoas que pensavam assim eram também as pessoas que só se preocupavam em ir em festinhas e nas baladas, e que preferiam dormir até tarde do que acordar cedo e ir passear nos parques. Eu, como Disney Freak, preferia muito mais fazer horas extras e aproveitar o máximo possível minha experiência como cast member (e ainda ganhar dinheiro para isso) do que ficar em casa dormindo ou fazendo coisas que eu poderia fazer se eu tivesse viajado pra Disney como guest, ou mesmo se eu tivesse ficado no Brasil. Eu tenho certeza absoluta de que aproveitei o máximo possível os meus dois meses na Disney, mesmo trabalhando bastante e pegando horas extras. Sem contar que eu (como muitas outras pessoas) tive que pagar pela minha viagem, e as horas extras foram um ótimo jeito de conseguir uma grana a mais!

Bem, no geral, é isso! Meus próximos posts serão sobre as minhas horas extras! Comentem!
B-jos para todos!

4 comments:

Felipe said...

Ste!!

Acho q vou imprimir isso pra eu me lembrar de todas as formas de pegar hora extra qdo eu voltar no academic (Deus queira!)...

Eu lia tudo isso no orkut (e blgos e sites) antes do ICP mas parece q qdo a gente chega la esquece tudo!!

Qdo vc contar das suas horas extras eu conto tb! hahahahaha

Bjao! mto bom o post

Unknown said...

Eu leio!
as vezes...
eu trabalhava com o Fe! e vou tentar me lembrar dessa qntidade de formas de pegar horas extras tbm!! rs
eu to voltando pro academic! em outubro, se td der certo... :)

Unknown said...

Como assim? as horas extras nao contavam para double time? pq era lenda? hahahaha
mtooo bom o tema

Anonymous said...

eu tbm to nessa situaçao de ter q pagar pela minha viagem...por isso preciso de mtas horas extras!!!
tenho q tentar me lmebrar de todas essas formas ai...